TropiZap
Tropical Supermercados
Menu
publicado em 4 de outubro de 2021

Qual é o tempo de cozimento do ovo?

5 dicas para você não errar no cozimento do ovo.

Por mais que o ovo cozido seja uma das coisas mais fáceis de cozinhar, provavelmente você já errou no ponto do ovo ficando mais mole do que esperava, não é mesmo?

Alguns erros são comuns na hora de cozinhar o ovo e por isso separamos algumas dicas para vocês não errarem com o cozimento do ovo:

Dica 1:
Coloque água o suficiente para cobrir os ovos. Os ovos devem ser colocados ainda na água fria. Se colocar na água fervente, o choque térmico rachará a casca.

Dica 2:
A casca do ovo é porosa, por isso, colocar sal na água deixará a clara salgadinha. Também, colocar algumas gotas de vinagre na água ajudará a clara coagular caso a casca rache.

Dica 3:
O tempo de fervura pode variar de acordo com o resultado que se quer obter. Se você gosta da gema bem mole, 5 minutos é o suficiente. Mas se você gosta da gema dura, deixe por 15 minutos. O tempo só começa a contar quando a água começar a ferver, ok? A ajuda do timer nessa hora será muito bem-vindo.

Dica 4:
Assim que você atingir o ponto desejado do cozimento, tire os ovos da água com uma escumadeira e leve-os sob água fria, para que assim o cozimento interno seja interrompido.

Dica 5:
Quando o ovo esfriar, descasque-o. Com uma colher, bata devagar na casca até rachar. Descasque o ovo com delicadeza para não sair um pedaço da clara junto. Aquela pelinha pode tirar também.

Agora sim você nunca mais vai desperdiçar um ovo porque rachou a casca antes de cozinhar ou porque a gema ficou mole demais.

Compartilhe estas dicas para seus amigos!

 

Fonte: Preçolandia